Muitas empresas vêm adotando a cobrança recorrente como meio de pagamento para atender uma gama ainda maior de pessoas. Este tipo de cobrança é ideal para clubes de assinatura, academias de ginástica, escolas, clubes de lazer e qualquer outro ramo de atividade que precisa cobrar mês a mês os mesmos valores de seus clientes.
Mas, afinal, o que é cobrança recorrente?
É a aquisição contínua de produtos e serviços em que a cobrança é feita com periodicidade pré-estabelecida (o mais comum é que seja feita mensalmente, mas também pode ser trimestral, semestral ou anualmente). Como exemplo de empresas que fazem este tipo de cobrança podemos citar Amazon, Netflix, Spotify, Leiturinha, Google e muitas outras.
Pagar dessa forma é muito prático ao usuário, pois ele consegue planejar seus gastos mês a mês e ainda não precisa se preocupar em lembrar a data do vencimento porque tudo isso já foi previamente definido, assim como a forma de pagamento: boleto bancário, débito em conta, cartão de débito ou crédito.
Outra vantagem é a redução da inadimplência, já que não há risco do cliente esquecer de pagar. Fora que, adotando o cartão de crédito como meio de pagamento da recorrência, o cliente consegue usar o produto ou serviço imediatamente e efetuar o pagamento somente no dia do pagamento da fatura (o que pode ser até 40 dias após a aquisição).
Se você ainda em dúvida se a sua empresa deve ou não oferecer a cobrança recorrente aos seus clientes, este é um ponto muito importante a ser levado em consideração: diferentemente do que acontece na compra parcelada em que o valor total da compra compromete o limite do cartão de crédito, com a cobrança recorrente o valor vai sendo debitado periodicamente, sem comprometer o limite.
E a última grande vantagem: a cobrança recorrente apresenta menor barreira de entrada para novos clientes porque o usuário vai pagando à medida que utiliza o produto ou serviço e isso é muito tentador!
Se a sua empresa se encaixa nesse perfil e você quer oferecer a cobrança recorrente como meio de pagamento para aumentar a sua lucratividade, fale conosco! A Panda é especialista em meios de pagamentos e podemos te ajudar na implementação.