O que é preciso saber antes de montar um e-commerce

E-commerce é o comércio de produtos online, através de um dispositivo virtual. Esta modalidade tem ganhado força e relevância nos últimos tempos e é um ambiente de vendas que está em pleno crescimento!

Embora o mercado de e-commerce seja considerado novo, ele vem crescendo de maneira exponencial, especialmente em tempos de pandemia em que as pessoas tiveram que recorrer às compras online, até mesmo as mais resistentes.

Para manter o fluxo de vendas e criar alternativas às lojas físicas, os lojistas estão ampliando a área de atuação e montando o seu próprio e-commerce ou utilizando ferramenta de venda à distância como os links de pagamento.

Para auxiliar nessa nova empreitada, separamos abaixo tudo o que deve ser considerado antes de você ingressar no mundo virtual:

Faça um plano de negócios: ele é o seu ponto de partida para definir QUEM você quer atingir e O QUE exatamente você quer vender.

– Faça o trabalho de branding: pense como a sua marca irá se comunicar, o tom de voz que usará com a sua audiência e as ideias que estão associadas à sua persona. O trabalho de branding também inclui logotipo, símbolos, slogan e qualquer outro elemento da identidade visual.

– Insira a sua marca no universo digital: compre o domínio para a sua loja virtual (este será o seu endereço eletrônico, como as pessoas te encontrarão) e depois, escolha uma plataforma de comércio eletrônico (esta será a sua vitrine virtual). Importante que esta plataforma ofereça a funcionalidade de integração a um meio de pagamento, como a Panda, por exemplo J

– Estabeleça as formas de pagamento: será possível para com boleto, transferência bancária e crédito? Será possível parcelar as compras? Se sim, em quantas vezes? Haverá juros? Toda essa comunicação precisa ficar bem clara para não gerar dúvidas no consumidor.

– Fique atendo às fraudes e opte sempre por uma ferramenta de pagamentos que lhe auxilie com soluções antifraude para evitar o chargeback. Ficou curioso para saber o que é chargeback? Fique atento pois este será o tópico do próximo artigo.

– Organize a sua loja: crie categorias para os produtos e filtros de busca. Descreva cada produto detalhadamente (cores, tamanhos, medidas e funcionalidades).

– Encante o consumidor: capriche na produção das fotos, abasteça cada produto com imagens variadas e que cativem o usuário.

– Crie um FAQ: espaço para perguntas e respostas mais comuns com a função de eliminar todas as dúvidas do consumidor.

– Crie canais de comunicação com o cliente: de preferência, adote mais de uma canal. Email e WhatsApp são os mais utilizados hoje em dia. E, tão importante quanto disponibilizar os canais, é responder às mensagens prontamente!

– Cuidado com o checkout: ele deve ser descomplicado e transparente para evitar que o cliente abandone o carrinho sem finalizar a compra. Atenção também ao valor do frete. Ele pode atrair ou espantar o consumidor.

– Use o Marketing Digital: esta é uma poderosa ferramenta para alavancar as vendas e fazer com que os seus produtos cheguem ao público-alvo. O investimento em Marketing já deve estar previsto no plano de negócios.

– Aproxime-se do seu público através das redes sociais: use-as para estreitar o relacionamento com a sua audiência. Mais do que publicar ofertas nas redes, proporcione informações úteis, entretenimento e conhecimento!

Agora é mãos à obra para colocar tudo em prática, monitorar os resultados e fazer os ajustes necessários. Não tenha medo de se lançar no mundo virtual, ele é imenso e tem um lugar especial esperando por você!

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